Guia de relacionamento do advogado com a imprensa


O que os advogados têm a ganhar falando com a imprensa e como construir um bom relacionamento com jornalistas e veículos de comunicação.

Este guia foi escrito para advogados de todas as especialidades e escritórios de advocacia de todos os tamanhos que precisam ser mais e melhor conhecidos. Construir um bom relacionamento com a imprensa pode ser muito importante e útil para ajudá-los a ocupar um lugar ao sol em um mercado cada vez mais disputado.

A primeira razão é que conceder entrevistas e publicar artigos estão entre as poucas formas de divulgação de grande alcance que, dentro de certos limites, estão de acordo com o restritivo Código de Ética da OAB. Além disso, advogados e jornalistas formam um par com interesses recíprocos. A mídia depende de entrevistas e da orientação de especialistas para produzir reportagens e está sempre disposta a publicar bons artigos para agradar seus leitores, tudo isso gratuitamente — pelos menos em condições normais.

O primeiro passo para tirar o melhor proveito dessa relação é entender a essência do jornalismo. Na imprensa séria e ética, ninguém precisa pagar para ser entrevistado, ou para publicar artigos, mas há uma condição: quem decide o que vai sair, como e com que destaque são os editores. Quem aceita conceder uma entrevista para uma publicação respeitável concorda tacitamente com isso. Para escolher o que vai ser publicado, é preciso comprar espaço publicitário. No caso dos advogados, essa possibilidade é extremamente restrita. Espaço publicitário pode ser usado em poucas situações, como para anunciar mudanças de endereço e contratação de sócios.

Afinal, o que é a imprensa hoje
Cabe muita coisa dentro da definição de imprensa, de blogs a canais de TV e, ultimamente, até grupos em redes sociais. Esse guia usa a palavra para se referir coletivamente aos veículos que se dedicam a produzir informações em qualquer plataforma, seja ela impressa, por vídeo, áudio ou digital. Além disso, para merecer a honraria de fazer parte da Imprensa com I maiúsculo, precisam respeitar princípios éticos e trabalhar com equilíbrio, buscando, de forma transparente, os melhores interesses de sua audiência, apresentando fatos e informações corretas. Audiência é a definição adotada, vez ou outra, neste guia, para designar, genericamente, ouvintes, telespectadores, leitores internautas e outros consumidores dessas informações.

Quem são os jornalistas

52% trabalham em jornais impressos diários.
45% têm menos de 10 anos de profissão.
45% ganham até 3 mil reais.
44% preferem e-mail, depois WhatsApp e, por último, o telefone.


POR QUE E QUANDO ADVOGADOS DEVEM FALAR COM A IMPRENSA

Apesar do barulho em torno das redes sociais e de aplicativos como o WhatsApp, já está mais do que provado que, para saber o que é verdade, as pessoas recorrem aos veículos de comunicação tradicionais. Ser mencionado de forma positiva em veículos de comunicação sérios é como receber um “selo de qualidade”, pois as pessoas pressupõem que as credenciais do entrevistado tenham sido conferidas cuidadosamente e validadas pelo jornalista.

Em todas as áreas, há casos de profissionais que decolam depois de aparecerem com destaque positivo na mídia porque eles podem mostrar o que sabem para pessoas que precisam dos seus serviços. Ser mais bem conhecido também significa apresentar-se pelas razões e qualidades certas e que são de interesse do profissional. É comum ver profissionais falando de especialidades diferentes das suas, somente para aparecer. Pode fazer sentido para profissionais mais jovens, ou para escritórios pequenos e generalistas. No caso de profissionais especializados, pode ser “um tiro no pé”, pois pode confundir as pessoas. O mercado valoriza cada vez mais os especialistas. Para um tributarista, não interessa aparecer em reportagens sobre Direito do Consumidor, o que vale mais é construir uma reputação na área em que atua diretamente.

Quando advogados devem falar com a imprensa: necessidade, oportunidade e estratégia
Há uma série de limitações impostas pelo Código de Ética da OAB e tantas outras razões de sigilo profissional que simplesmente impedem advogados de falar, especialmente quando o assunto gira em torno de casos defendidos pelo profissional ou seu escritório. Salvo impedimentos desse tipo, a decisão de falar ou não falar com jornalistas deve ser ponderada, levando-se em conta os interesses do advogado, da banca e do cliente. Para ajudá-los nessa decisão, listamos três situações. Quando falar é necessário, quando é oportuno e quando é estratégico.

1. Falar é necessário

É necessário falar com a imprensa quando circulam fake news, ou são publicados erros ou imprecisões em temas de interesse do advogado ou de seus clientes. Nesse caso, é preciso agir, sob pena de ver inverdades serem reproduzidas até se transformarem em “verdades”. Vamos falar mais detidamente sobre esse assunto em seguida. Nesse caso, a iniciativa de procurar a imprensa deve ser do advogado.

2. Falar é oportuno

Quando um advogado recebe um convite para dar entrevistas, deve procurar entender o contexto da reportagem. É oportuno falar com a imprensa quando existe a possibilidade de oferecer uma contribuição para a produção da reportagem, mostrando conhecimento sobre determinado assunto, em entrevistas ou artigos, de preferência na especialidade do profissional, pelas razões expostas no início desta seção.

3. Falar é estratégico

É estratégico falar com os jornalistas em off, para estreitar relacionamentos, passar informações exclusivas, ou simplesmente para ajudar o jornalista a compreender um assunto. Advogados experientes no tratamento com a imprensa utilizam o off para mandar recados e vazar informações. Não cabe aqui discutir as implicações éticas dessas atitudes.

4. Falar em off: uma decisão de risco

A entrevista em off ocorre quando o entrevistado aceita passar algumas informações desde que seu nome não seja mencionado na reportagem. Embora o sigilo da fonte seja garantido pela Constituição, a decisão requer uma dose elevada de confiança mútua, pois não há garantias para o jornalista de que a informação seja verdadeira e nem para o entrevistado de que o off será efetivamente respeitado. A imprensa no Brasil tem uma sólida reputação de respeito às suas fontes, mas nem todos os fatores estão sob controle do jornalista em algumas ocasiões.

O Código de Ética da OAB: o que pode e o que não pode no relacionamento do advogado com a imprensa

Pode

Publicar informações pessoais e currículo.
Publicidade de caráter informativo como anúncio de novos sócios.
Conceder entrevistas.
Publicar artigos.
Manter blogs
Manter perfis informativos em redes sociais.

Não pode

Fazer referência a causas nas quais atua ou tenha atuado.
Utilizar expressões que possam ser entendidas como autopromoção.
Fazer propaganda de teor comercial.
Prometer resultados.
Divulgar valores de serviços.

Veja o conteúdo completo: https://www.deepcontent.com.br/blog/guia-de-relacionamento-do-advogado-com-a-imprensa/

Dica do site Deep Content

Comentários

  1. Typical slot machines have only appeared in the backdrop of Neon Town in The Song of Jigglypuff. There, one slot machine was proven to stop on two Vulpix symbols after which a Psyduck symbol. In FireRed and LeafGreen, reels run on a repeating cycle, so it's attainable to predict and stop the reels on a desired consequence. However, the sport could cause the reels to randomly https://thekingofdealer.com/sm-casino/ slip a number of} areas, making it inconceivable to take action reliably. It is possible to win a jackpot each time if replaying the scenario from a save state, as the variety of icons slipped is decided earlier than the final reel is stopped, and subsequently would not change.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário